Refletindo sobre questões levantadas no ultimo evento institucional, realizado em Junho de 2015, a coordenação geral do PIBID formou uma comissão de bolsistas para a construção coletiva e de repasses entre os subprojetos participantes. Cada subprojeto escolheu um participante que se comprometeu em manter a comunicação entre a comissão e o grupo de trabalho, articulando as demandas do grupo com as demandas do evento.
Seguindo o Manual de Orientações para Execução de Despesas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência que a CAPES disponibiliza, encontramos propostas de etapas de atividades a serem realizadas durante a execução do projeto. Destacando a etapa "Socialização dos Resultados"- que tem como proposta tornar público as ações do projeto e manter um diálogo permanente entre nós bolsistas e a comunidade acadêmica e escolar - podemos encontrar algumas necessidades de realizar encontros institucionais para apresentar nossos resultados, assim como nossas necessidades e dificuldades.
Na mesma etapa, encontramos também algumas sugestões que podem nortear novas ações e novos rumos. Desenvolver paginas da internet para socializar nossos trabalhos, apresentações em eventos, produção de material impresso e digital e entre outros. Aqui, convergimos para outras tantas etapas do projeto em que se sugere atividades de integração entre nós, PIBID como um todo, e a nossa comunidade. Sejam elas em suas diversas formas: Oficinas, cursos, minicursos, visitas a espaços e eventos culturais, construção desses espaços e eventos culturais, organização de momentos filosóficos e sociológicos, organização de acervos, participação nas atividades de coordenação, gestão e planejamento escolar, e entre tantas outras movimentações que não cabem apenas aqui no nosso projeto. Movimentações que precisam ser refletidas com maior intensidade.
Pincelando informações que muitas vezes não alcançamos por diferentes motivos, encontramos horizontes diferentes daqueles em que estamos acostumados a enxergar no nosso cotidiano, causando assim a vontade de parar, respirar e pensar: "Bacana, mas e agora? Como podemos enxergar nossas novas necessidades atuais de transformação?"
O cenário atual das licenciaturas tem se mostrado carente daquilo em que mais estamos dispostos a fazer: formação docente.
Reflexões são abertas a todo momento, e como a oportunidade faz o momento, o evento geral a ser realizado nos dias 29 e 30 de Janeiro e contará com as seguintes salas temáticas:
- Sexualidade (e gênero);
- Questões étnicas-raciais;
- Violência e juventude;
- Tecnologias;
- Interdisciplinaridade;
- Transversalidade;
- Ética na educação;
- Identidade docente e discente;
- Indisciplina;
- Inclusão.
O evento tem por finalidade a avaliação geral do projeto durante os anos 2014 a 2016 (períodos de 2014/1 a 2015/2), além de discussões sobre diversos temas de interesse dos bolsistas.
No dia 29 (sexta) haverá uma mesa redonda discutindo sobre a contribuição do projeto na formação de professores;
No dia 30 (sábado) de manhã haverá diversas discussões (temas listados acima), separadas por salas, uma breve exposição dos subprojetos e por fim um debate entre grupos (estudantes / supervisores de área / coordenadores e supervisores das escolas) e plenária final.
Você tem até o dia 29 para se inscrever no evento!
Apenas os inscritos receberão certificados.
Confira no SIG-UFLA no menu "Eventos", procure por Encontro Geral PIBID e se inscreva.