O Pibid Interdisciplinar acredita
que a construção de uma sociedade mais justa e democrática acontece através da realização
de ações conscientes para com as
demandas da comunidade. Assim, esse grupo, formado por futuros
licenciados e professores atuantes, crê que uma das maiores ferramentas de
transformação do mundo é através da oferta de educação pública de qualidade em
todos os níveis de ensino.
Como proposta, o Pibid
Interdisciplinar não somente elabora e desenvolve projetos nas escolas. Ele
também é um espaço destinado a despertar a postura docente, promover momentos
de reflexão sobre os objetos de estudo, e incentivar a pesquisa científica
dentro da sua área de atuação. O grupo compreende que toda ação deve ser
antecedida pela reflexão, bem como toda ação já realizada deve passar pelo
crivo da reflexão. Essas metodologias de trabalho aborda a educação por uma
perspectiva crítica e dialógica e provem dos métodos de ensino de Paulo Freire,
celebrado educador brasileiro e um dos autores referência do Pibid
Interdisciplinar.
Dessa forma, buscando abarcar
ensino, pesquisa e prática, o grupo realizou nos meses de maio e Junho de 2016
um estudo sobre Tecnologias da Informação e Comunicação. Seu objetivo foi
identificar práticas de ensino e aprendizagem de sucesso com o uso tecnologias,
uma vez que Pibid Interdisciplinar sempre buscou inserir ferramentas e
dispositivos tecnológicos junto a praticas pedagógicas emancipadoras e
interdisciplinares. Assim, trabalhos científicos de diferentes teóricos e
pesquisadores da área foram propostos pelos orientadores do Pibid para serem
estudados. Através do espaço destinado ao Pibid no ambiente virtual de
aprendizagem (AVA – Ufla), o grupo realizou atividades, colaborou com o debate
através de fóruns, partilhou e discutiu ideias. Além disso, algumas oficinas
tecnológicas, realizadas pelo Pibid Interdisciplinar foram desenvolvidas ao
longo do estudo e atuaram como consolidadoras dos conceitos teóricos vistos.
Os principais assuntos abordados
foram relacionados ao Contexto Histórico da Informática na Educação; Integração
de Tecnologias da Informação e Comunicação nos Currículos e as Novas
Metodologias de Aprendizagem: Interdisciplinaridade como Mediadora do Uso de
Tecnologias no Ensino: Círculos de Cultura e a Abordagem Interdisciplinar; e o
Uso de Tecnologias Digitais nas Escolas Públicas, Pesquisa vs. Realidade.
Após do término das atividades
virtuais, o Pibid Interdisciplinar realizou encontros presenciais para a
realização de Círculos de Cultura. Dessa vez, os licenciandos foram
protagonistas, pesquisando e apresentando a temática para as atividades. Desta
forma, três grupos foram formados, artigos científicos foram escolhidos para
leitura prévia e as discussões ocorreram nos moldes de um Círculo de Cultura.
A escolha por terminar esse ciclo de
pesquisa investigativa com Círculos de Cultura vem reforçar a responsabilidade
com a educação e com sua prática pelo PIBID Interdisciplinar. Ao realizar
Círculos de Cultura o Inter aplica a mesma metodologia que utiliza nas escolas nos
estudos internos no grupo.
Assim, o Pibid Interdisciplinar, ao realizar estudos e rever suas metodologias, reforça seu compromisso com a qualidade da educação brasileira nos diferentes espaços de atuação.
Assim, o Pibid Interdisciplinar, ao realizar estudos e rever suas metodologias, reforça seu compromisso com a qualidade da educação brasileira nos diferentes espaços de atuação.
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