PIBID Interdisciplinar em Ação! A importância dos estudos na construção do conhecimento

   O Pibid Interdisciplinar acredita que a construção de uma sociedade mais justa e democrática acontece através da realização de ações conscientes para com as demandas da comunidade. Assim, esse grupo, formado por futuros licenciados e professores atuantes, crê que uma das maiores ferramentas de transformação do mundo é através da oferta de educação pública de qualidade em todos os níveis de ensino.
   Como proposta, o Pibid Interdisciplinar não somente elabora e desenvolve projetos nas escolas. Ele também é um espaço destinado a despertar a postura docente, promover momentos de reflexão sobre os objetos de estudo, e incentivar a pesquisa científica dentro da sua área de atuação. O grupo compreende que toda ação deve ser antecedida pela reflexão, bem como toda ação já realizada deve passar pelo crivo da reflexão. Essas metodologias de trabalho aborda a educação por uma perspectiva crítica e dialógica e provem dos métodos de ensino de Paulo Freire, celebrado educador brasileiro e um dos autores referência do Pibid Interdisciplinar.
   Dessa forma, buscando abarcar ensino, pesquisa e prática, o grupo realizou nos meses de maio e Junho de 2016 um estudo sobre Tecnologias da Informação e Comunicação. Seu objetivo foi identificar práticas de ensino e aprendizagem de sucesso com o uso tecnologias, uma vez que Pibid Interdisciplinar sempre buscou inserir ferramentas e dispositivos tecnológicos junto a praticas pedagógicas emancipadoras e interdisciplinares. Assim, trabalhos científicos de diferentes teóricos e pesquisadores da área foram propostos pelos orientadores do Pibid para serem estudados. Através do espaço destinado ao Pibid no ambiente virtual de aprendizagem (AVA – Ufla), o grupo realizou atividades, colaborou com o debate através de fóruns, partilhou e discutiu ideias. Além disso, algumas oficinas tecnológicas, realizadas pelo Pibid Interdisciplinar foram desenvolvidas ao longo do estudo e atuaram como consolidadoras dos conceitos teóricos vistos.
   Os principais assuntos abordados foram relacionados ao Contexto Histórico da Informática na Educação; Integração de Tecnologias da Informação e Comunicação nos Currículos e as Novas Metodologias de Aprendizagem: Interdisciplinaridade como Mediadora do Uso de Tecnologias no Ensino: Círculos de Cultura e a Abordagem Interdisciplinar; e o Uso de Tecnologias Digitais nas Escolas Públicas, Pesquisa vs. Realidade.
   Após do término das atividades virtuais, o Pibid Interdisciplinar realizou encontros presenciais para a realização de Círculos de Cultura. Dessa vez, os licenciandos foram protagonistas, pesquisando e apresentando a temática para as atividades. Desta forma, três grupos foram formados, artigos científicos foram escolhidos para leitura prévia e as discussões ocorreram nos moldes de um Círculo de Cultura.
   A escolha por terminar esse ciclo de pesquisa investigativa com Círculos de Cultura vem reforçar a responsabilidade com a educação e com sua prática pelo PIBID Interdisciplinar. Ao realizar Círculos de Cultura o Inter aplica a mesma metodologia que utiliza nas escolas nos estudos internos no grupo.
   Assim, o Pibid Interdisciplinar, ao realizar estudos e rever suas metodologias, reforça seu compromisso com a qualidade da educação brasileira nos diferentes espaços de atuação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário