Novos integrantes e novas escolas.

O Pibid Interdisciplinar tem orgulho em informar que novas professoras supervisoras foram escolhidas para integrarem o projeto.

A primeira é Valeria Soteiro. Professora de Matemática, Valéria é licenciada pela Unilavras e pós Graduada pela UFLA. Ela já ministrou aulas em outras escolas da cidade, tais como Escola Municipal  Itália Cautiero Franco - CAIC, Escola Municipal Umbelina Azevedo Avelar e Gammon. Atualmente Valeria ministra aulas na Escola Municipal Paulo Menicucci e, ao ingressar no projeto, possibilita que o Pibid Interdisciplinar continue a contemplar aquela escola. A professora possui experiência com mídias sociais, como um blog que mantem ativo para auxilio no ensino de matemática. Além disso, no período de 2012 a 2015 integrou, a convite, a Coordenadoria de Tecnologia Aplicada a Educação, que teve como objetivo atuar na informatização das escolas municipais no projeto Educação Conectada. Neste projeto, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s) foram utilizadas para realização de oficinas de informática voltadas aos profissionais e alunos da rede publica de ensino.  A equipe do Pibid Inter irá atuar até dezembro de 2016 com as turmas dos nonos anos e já iniciou os trabalhos através dos Círculos de Cultura.

A segunda professora é Katiane Ribeiro. Ela é professora de Espanhol na escola Estadual Cinira de Carvalho e  ministra aulas para estudantes no ensino médio. Katiane é formada em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Paulista (UNIP), pós - graduada em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação pela Universidade Federal de Juíz de Fora, pós - Graduada em Gestão e Manejo Ambiental em Sistemas Florestais pela Universidade Federal de Lavras e atualmente mestranda em educação na área de linguística aplicada nesta mesma instituição.   A professora também é formada em Turismo,  pela Faculdade Presbiteriana Gammon, o que, segundo ela, auxilia muito no trabalho com a língua estrangeira dentro de sala de aula. Atualmente Katiane desenvolve projetos na escola Cinira de Carvalho buscando apresentar aspectos culturais dos países que possuem o espanhol como língua materna. Assim, o Pibid Interdisciplinar já esta atuando junto a escola no desenvolvimento desse projeto, que possui como temática a cultura Espanhola. 

          
Professora Valeria Soteiro da Escola Municipal Paulo
Menicucci 
Professora Katiane da Escola Estadual Cinira de
 Carvalho 

Sejam bem-vinda ao Pibid Interdisciplinar!

Participação do PIBID Inter no ESUD 2016




     O PIBID Interdisciplinar garantiu presença no XIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, que aconteceu na cidade de São João Del-Rei. O evento, que nessa edição contou com o apoio da Capes e Fapemig, acontece todo ano em diferentes universidades do país.  Nesse ano, a universidade escolhida para sediar o congresso foi a UFSJ, e teve como tema “Humanismo, Tecnologias e Políticas em EaD”.

     Um relato de experiência do nosso PIBID foi escrito e apresentado para o evento, pelas coordenadoras Elaine Graças Frade (DED) e Sayonara Ribeiro (CEAD) e pelo estudante bolsista Gleison Elias (do curso de Matemática). O relato, com o título “O Uso do AVA no PIBID Interdisciplinas - UFLA” descreve como se deu o uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem no subprojeto interdisciplinar desde 2014. A proposta é mostrar que o AVA não só é útil como ferramenta de ensino mas também na construção de projetos e registro de atividades.

    O PIBID Interdisciplinar avança e têm mostrado seus resultados. Esperamos que haja a devida valorização do programa para que nossas atividades continuem.

Em breve será divulgado os artigos e relatos apresentados no congresso, nos anais do site da UniRede: aunirede.org.br






PIBID Interdisciplinar em Ação! A importância dos estudos na construção do conhecimento

   O Pibid Interdisciplinar acredita que a construção de uma sociedade mais justa e democrática acontece através da realização de ações conscientes para com as demandas da comunidade. Assim, esse grupo, formado por futuros licenciados e professores atuantes, crê que uma das maiores ferramentas de transformação do mundo é através da oferta de educação pública de qualidade em todos os níveis de ensino.
   Como proposta, o Pibid Interdisciplinar não somente elabora e desenvolve projetos nas escolas. Ele também é um espaço destinado a despertar a postura docente, promover momentos de reflexão sobre os objetos de estudo, e incentivar a pesquisa científica dentro da sua área de atuação. O grupo compreende que toda ação deve ser antecedida pela reflexão, bem como toda ação já realizada deve passar pelo crivo da reflexão. Essas metodologias de trabalho aborda a educação por uma perspectiva crítica e dialógica e provem dos métodos de ensino de Paulo Freire, celebrado educador brasileiro e um dos autores referência do Pibid Interdisciplinar.
   Dessa forma, buscando abarcar ensino, pesquisa e prática, o grupo realizou nos meses de maio e Junho de 2016 um estudo sobre Tecnologias da Informação e Comunicação. Seu objetivo foi identificar práticas de ensino e aprendizagem de sucesso com o uso tecnologias, uma vez que Pibid Interdisciplinar sempre buscou inserir ferramentas e dispositivos tecnológicos junto a praticas pedagógicas emancipadoras e interdisciplinares. Assim, trabalhos científicos de diferentes teóricos e pesquisadores da área foram propostos pelos orientadores do Pibid para serem estudados. Através do espaço destinado ao Pibid no ambiente virtual de aprendizagem (AVA – Ufla), o grupo realizou atividades, colaborou com o debate através de fóruns, partilhou e discutiu ideias. Além disso, algumas oficinas tecnológicas, realizadas pelo Pibid Interdisciplinar foram desenvolvidas ao longo do estudo e atuaram como consolidadoras dos conceitos teóricos vistos.
   Os principais assuntos abordados foram relacionados ao Contexto Histórico da Informática na Educação; Integração de Tecnologias da Informação e Comunicação nos Currículos e as Novas Metodologias de Aprendizagem: Interdisciplinaridade como Mediadora do Uso de Tecnologias no Ensino: Círculos de Cultura e a Abordagem Interdisciplinar; e o Uso de Tecnologias Digitais nas Escolas Públicas, Pesquisa vs. Realidade.
   Após do término das atividades virtuais, o Pibid Interdisciplinar realizou encontros presenciais para a realização de Círculos de Cultura. Dessa vez, os licenciandos foram protagonistas, pesquisando e apresentando a temática para as atividades. Desta forma, três grupos foram formados, artigos científicos foram escolhidos para leitura prévia e as discussões ocorreram nos moldes de um Círculo de Cultura.
   A escolha por terminar esse ciclo de pesquisa investigativa com Círculos de Cultura vem reforçar a responsabilidade com a educação e com sua prática pelo PIBID Interdisciplinar. Ao realizar Círculos de Cultura o Inter aplica a mesma metodologia que utiliza nas escolas nos estudos internos no grupo.
   Assim, o Pibid Interdisciplinar, ao realizar estudos e rever suas metodologias, reforça seu compromisso com a qualidade da educação brasileira nos diferentes espaços de atuação.