Projeto que está sendo desenvolvido no CAIC (2015/1)

PROJETO COM O PIBID INTERDISCIPLINAR 
NA ESCOLA MUNICIPAL ITÁLIA CAUTIERO FRANCO

PROJETO: “ SALA TEMÁTICA” - MENTES BRILHANTES

TURMAS: Estudantes do Ensino  Fundamental II ( 9º ano)
DURAÇÃO : Março à Maio de 2015







INTRODUÇÃO


Este projeto será aplicado no intuito de proporcionar atividades diferenciadas na escola, com um ambiente favorável ao saber, onde estudantes universitários (PIBID), professora e estudantes do Ensino Fundamental II (CAIC), em constante interação tenham seus espaços para trocas de experiências e conhecimento, por meio de pesquisas, discussões em grupo, produção de painéis (a partir de materiais recicláveis), maquetes, e também uso da tecnologia, uma vez que esta tem sido talvez grande centro de interesse dos alunos a cada dia. E que esses materiais sejam acumulados podendo tornar-se ponto de culminância do estudo, em uma feira ou mostra científico-cultural.



OBJETIVO GERAL
Desenvolver atividades variadas na escola municipal para garantir uma nova experiência prazerosa de aprendizagem tanto para os estudantes do E. Fundamental quanto aos universitários do PIBID Interdisciplinar, a partir de aplicabilidade de TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação), utilizando os recursos dos computadores, tablets, disponíveis aos alunos, para que eles saibam  utilizá-las como fonte de informação na construção do conhecimento, de acordo com a proposta dos PCNs e do PIBID INTERDISCIPLINAR da UFLA (Universidade Federal de Lavras).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 Divulgar a importância do consumo equilibrado (que visa à conservação ambiental), a fim de evitar uma maior devastação do ambiente natural;
Sensibilizar os alunos quanto à importância e necessidade de reutilizar materiais e evitar o consumismo com práticas condizentes com a visão de sustentabilidade;
Fazer com que os alunos conheçam e estabeleçam relações como: homem-meio ambiente, tecnologia-modernidade;
  Estimular a leitura;
Empregar atividades lúdicas;
Oferecer apoio aos alunos do Ensino Fundamental quanto aos usos das tecnologias disponíveis na escola;
Possibilitar uso correto de computadores, tablets, celulares e, principalmente, da internet ;
no cotidiano dos alunos;
abordar  assuntos de forma contextualizada, de acordo com os interesses dos alunos, suas necessidades e relação com o conteúdo programático das disciplinas envolvidas, permitindo a interdisciplinaridade;
Desenvolver atividades variadas, lúdicas, com níveis adequados de desafios;
Motivar os estudantes ao interesse para uso de novas tecnologias em suas atividades escolares;
Realizar atividades que possibilitem trabalhar com a interdisciplinaridade com textos verbais e não verbais;
Proporcionar aos alunos os meios necessários para que os mesmos sejam capazes através de TICs, tabelas, gráficos maquetes, fazer a interpretação,  registro das informações e apresentações de trabalhos;
Possibilitar diálogo entre as diversas áreas do conhecimento;
Vincular o aprendizado escolar aos interesses dos alunos, à realidade fora da escola, à sociedade em que vivemos e à cultura;


JUSTIFICATIVA

Em sala de aula, deparamos diariamente com a dificuldade da maioria dos alunos em apresentar seus trabalhos diante da turma, principalmente quando a expressão oral é envolvida, como fazer leituras curtas solicitadas pelos professores.
No primeiro capítulo do livro de Inglês (9º ano) das escolas nas quais o PIBID Interdisciplinar tem atuado, há o texto para análise: Oral Presentation Checklist for Middle School (By Terry Mulligan, e How Contributor updated February 08,2011).  A preocupação inicial com a análise do texto, por meio de scanning e skimming se dá em orientar os estudantes para realização de melhores apresentações de seus trabalhos e desempenho na oralidade, bem como na expressão corporal, preparo de materiais e aplicação da tecnologia. A partir do capítulo trabalhado, professora supervisora do PIBID Interdisciplinar e universitários encontram espaço para adequar o projeto do Programa às necessidades dos estudantes do Ensino Fundamental com o “novo projeto” da Escola Municipal.
A globalização é um dos fatores que levam professores e estudantes à necessidade de incorporar a tecnologia nas escolas. As TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) são boas ferramentas para maior aproximação entre professor e alunos, especialmente quando há o interesse de despertar nos estudantes maior prazer e busca pela aprendizagem.
Pensando nessa maior aproximação entre universidade e estudantes do Ensino Fundamental, a preocupação em exercer atividades neste projeto com uso de tecnologia, assim o aluno realmente participa de sua formação educacional, na formação do conhecimento como sujeito ativo, dentro de sala de aula, por meio de experiências, interligando teoria e prática.
Novas tecnologias como o simples celulares, são muitas vezes causas de problemas nas escolas, principalmente pelo uso sem consciência o que ao contrário do que esperamos, acabam por prejudicar o processo de aprendizagem.
Não podemos negar, portanto que, atualmente terá maior capacidade de ação o estudante que maior domínio tiver de ferramentas tecnológicas, principalmente pela quantidade de informações disponíveis a ele. Entendemos que proporcionar um pouco mais de conhecimento aos estudantes sobre o uso adequado dessas ferramentas seja uma forma de dar-lhes condições para, com filtros de informações disponíveis nos sites, possam produzir parte de suas atividades escolares, produzir conhecimento e apresentar seus resultados de forma reflexiva.

METODOLOGIA

A partir de diálogo, em Círculos de Cultura entre o PIBID Interdisciplinar e os estudantes do Ensino Fundamental, foram diagnosticadas possibilidades para a realização do projeto que envolvesse outras disciplinas, além do Inglês, e outros professores da escola e ao mesmo tempo estivesse correlacionado com o conteúdo programático da escola, anseios e necessidades dos estudantes no dia-a-dia, dentro e fora da sala de aula. Por ser uma característica do PIBID Interdisciplinar o uso de tecnologias na Educação, mais viável então foi inseri-las no processo educativo.
Com a elaboração de um possível agendamento de atividades e aulas nas quais pudessem ser realizadas, fizemos o levantamento da possibilidade de realização de uma mostra cultural com Grandes Colaboradores da Humanidade e suas criações; a partir da visita à exposição de obras de Leonardo da Vinci na Universidade Federal de Lavras, trabalhando os componentes curriculares que envolvam o tema e também promovendo a inserção das tecnologias no processo educativo. Partes do processo:
- Pesquisa sobre Leonardo da Vinci;
- Circulo de Cultura sobre Leonardo da Vinci, suas obras e contribuições para a humanidade;
- Palestras com as universitárias do PIBID (Power Point), complementares ao Círculo de Cultura para visualizações de obras de Leonardo da Vinci;
- Palestras com universitários do PIBID sobre importâncias dos museus, obras de arte, como e por que pessoas visitam os museus (uso de aparatos tecnológicos);
- Diálogos com as turmas, seguidos de propostas de trabalhos expositivos para uma mostra cultural na escola;
- Escolhas de temas, propostas de pesquisas, montagem de grupos e planejamentos iniciais de atividades;
- Trocas de ideias entre os grupos sobre os temas escolhidos, com mediação dos alunos universitários e professora supervisora do PIBID;
- Realização de trabalhos nas aulas de Arte, Inglês, Geografia, História e Português (pesquisas, sínteses, produções de textos, maquetes, cartazes, slides, vídeos, fotografias, produção de folders);
-Planejamento da montagem da mostra cultural;
- Visita ao Museu Bi Moreira na UFLA (exposição de Leonardo da Vinci) e Museu de História Natural;
- Realização da Mostra Cultural (os grupos apresentam seus trabalhos e fazem as explicações aos visitantes);
- Retorno à Universidade Federal (UFLA) para fechamento do projeto com o filme Uma Noite no Museu ( exibido no Museu de História Natural).

RECURSOS:
Espaço físico (sala de aula),
Data Show,
Notebook,
Pen Drive,
Fotografias,
Cola para papel, papel sulfite;
TNT,
Cola quente;
Pincéis atômico, canetinha, giz de cera,
Pistola para cola quente com bastão,
Condução (para visitas dos estudantes à universidade)
Xerox
Impressões de Folders e Banner

COLETA DE DADOS

Revisões bibliográficas ( leitura de livros, jornais, material didático etc),
Análise documental, filmagens e mapas.

AVALIAÇÃO
Cada etapa do trabalho terá acompanhamento da professora supervisora do PIBID e também das demais professoras envolvidas diretamente no projeto, pelas características interdisciplinares do mesmo. Interatividade e comprometimento dos estudantes do Ensino Fundamental serão observados, bem como as mudanças de atitudes esperadas ao final do projeto. A avaliação continuada (PERRENOUD, 1999) é, portanto, a mais indicada para o projeto apresentado, no qual, passo a passo todos serão avaliados em conceitos individuais.
  Pela exposição também será possível verificar se a turma conseguiu compreender o funcionamento de um evento como este e se reconhecem a importância das instituições culturais para a sociedade; se fizeram uso de recursos tecnológicos de forma adequada.

RESULTADOS ESPERADOS

Que os alunos revisem suas atitudes de consumo de tecnologia praticadas na sala de aula e em suas casas para que ocorram mudanças em seus hábitos, utilizar de forma responsável em busca de aprendizagem e construção de conhecimento. Assim, o objetivo principal que norteia a realização deste projeto é despertar no aluno responsabilidade e melhoria do nível de aprendizado dos alunos nas disciplinas escolares, devido ao desenvolvimento cognitivo e sensitivo mediatizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário