PROJETO
PIBID INTERDISCIPLINAR UFLA
ESCOLA MUNICIPAL “PAULO MENICUCCI”
TEMA:
Água , Energia e Tecnologia
SÉRIE: : 8º Anos do Ensino Fundamental II
TURMAS:
Adélia Prado
Fernando
Pessoa
Mário
Quintana
Rubem
Alves
DURAÇÃO
: Março à Novembro de 2015
INTRODUÇÃO:
Através
da interação, troca de experiências, debates, círculos de
cultura, relatos, vídeos e dinâmicas pretendemos desenvolver nos
estudantes ações que incentivem a preservação do meio ambiente e
amplie seu campo de conhecimento sobre a educação ambiental,
conscientização e sustentabilidade. A proposta do projeto também
envolve atividades e ações que levam a reflexão sobre o consumo
consciente de energia elétrica e água. Durante o desenvolvimento
do projeto os licenciandos trabalharam o tema com os alunos de forma
prazerosa onde a construção do saber será realizada em parceria
entre, licenciandos, alunos, professores e comunidade escolar.
OBJETIVO
:
Introduzir
na Escola Municipal “Paulo Menicucci” a interdisciplinaridade e
os círculos de cultura de Paulo Freire( Freire,2003) através do
desenvolvimento do projeto .
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
-
Implantar os círculos de cultura como forma de trazer a discussão
dos temas do projeto de forma dialógica, colaborativa e reflexiva;
-
Compreender os termos conscientização, sustentabilidade, consumo e
consumismo.
-
Contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para
decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem
enfrentando com a poluição e a escassez de água.
-
Conscientizar alunos, professores e comunidade escolar sobre a
importância de usar a energia elétrica e a água sem desperdício.
-
Refletir sobre a necessidade do racionamento de água e energia em
nosso país e no mundo.
-Identificar
a importância do uso consciente dos recursos naturais.
-
Desenvolver trabalhos que levam a mudanças de atitudes nas pessoas
em relação a preservação do meio ambiente.
_
Demonstrar através de experimentos algumas propriedades e funções
da água e energia.
-
Desenvolver atividades extracurriculares, como visita a Usina
Hidrelétrica do Funil e a Copasa.
-
Auxiliar os alunos quanto ao uso das tecnologias disponíveis na
escola.
-
Propiciar o intercâmbio cultural entre docentes, licenciandos e
alunos das escolas públicas.
-Oportunizar
aos alunos atividades práticas nas quais possam vivenciar os temas
trabalhos em sala de aula.
-
Desenvolver textos, paródias, músicas, teatros, desenhos e charges.
-
Compreender a evolução da tecnologia, seus benefícios e
contribuições.
JUSTIFICATIVA:
A
Interdisciplinaridade envolve a integração e o engajamento de
educadores num trabalho conjunto, promovendo a interação das
disciplinas do currículo escolar com a realidade. Segundo Fazenda
(1979:108) a interdisciplinaridade exige uma nova pedagogia, a da
comunicação, por isso não se ensina, não se aprende, apenas
vive-se, exerce-se. Busca-se a formação integral dos alunos, para
que possam exercer criticamente a cidadania, mediante a uma visão
global de mundo(LUCK, 2003). Nesse sentido o trabalho do PIBID
Interdisciplinar – UFLA da Escola Municipal “Paulo Menicucci”
consiste na elaboração e execução de propostas fundamentadas na
pedagogia de projetos interdisciplinares e nos Círculos de Cultura
de Paulo Freire(Freire,2003).Nos Círculos de Cultura todos são
integrantes do processo de ensino aprendizagem, sendo o diálogo sua
principal característica, onde todos os participantes podem pensar,
pesquisar, questionar, refletir, expressar e avaliar .
Refletindo sobre
esta proposta de trabalho, analisando os
temas sugeridos pelos alunos e a proposta pedagógica da escola,
decidimos desenvolver o projeto Água, Energia e Tecnologia.
O
desperdício de água e energia elétrica é um problema mundial, e
vem preocupando especialistas de todas às áreas, já que isso
representa um dos maiores riscos para o meio ambiente e,
consequentemente, para a vida na Terra.
A
tecnologia está cada vez mais presente no ambiente escolar, através
deste projeto, iremos estudar e compreender a evolução da
tecnologia, além de auxiliar os alunos no uso de Tecnologias da
Informação Conhecimento e Desenvolvimento (TICDs).
RESULTADOS
PRETENDIDOS:
- Formação continuada dos licenciandos .
- Oportunizar o encontro entre a comunidade escolar e a Universidade.
- Propiciar o intercâmbio cultural entre docentes, licenciandos e alunos das escolas públicas.
- Despertar no aluno o espírito crítico, reflexivo e participativo.
DESENVOLVIMENTO:
*Na
primeira etapa do projeto foram realizadas duas dinâmicas com o
objetivo de descontrair, divertir e promover a interação entre
licenciandos e alunos
1ª
Dinâmica:
-
Dinâmica “Imagem e concentração”
Dinâmica “Imagem e concentração”
Objetivo:
Estimular
a concentração, a criatividade, a atenção dos alunos e
proporcionar um momento de relaxamento e equilíbrio emocional.
2ª
Dinâmica:
-
Dinâmica
do Terremoto
Objetivo:
Trabalhar
em equipe, deixar o egoísmo e pensar coletivamente a fim de atingir
um objetivo maior. Cooperação,
atenção, agilidade e descontração
*
Na segunda etapa do projeto os licenciandos realizaram uma roda de
conversa com os alunos para levantamento e registro de temas que
fossem de interesse dos mesmos.
-
Temas
sugeridos pelos estudantes:
Água; Tecnologia; Educação Sexual;
Universo; Gravidade; Energia, Diferença racial e social; Biologia
(evolução); Depressão; Química; Identidade; Esporte; Política;
Futuro; Amor/Respeito; Globalização.
*Na
terceira etapa do projeto iniciou – se os Círculos de Cultura
através de palavras geradoras, diálogos, vídeos e algumas
experiências sobre o tema.
Os círculos de cultura visam
promover o processo de ensino e aprendizagem através do diálogo.
Círculo,
porque todos inseridos nesse processo educativo formam a figura
geométrica do círculo. Na figura do círculo, todos se olham e se
vêem.
Neste
círculo, não há um responsável em coordenar, mas um animador das
discussões que, como um companheiro , participa dos diálogos onde
todos se ensinam e aprendem em comunhão.
1ª
Atividade
-
Vídeo: “A história das coisas”
-
Círculo de Cultura / Tema: Vídeo: “A história das coisas
Objetivo:
Conscientizar os estudantes e levá-los a uma mudança de pensamento
e de atitude, perante a situação social, econômica e ambiental do
mundo atual.
2ª
Atividade
Experiência
: Água aquecida no balão
Objetivo:
Visualizar
como a água absorve calor e aprender um pouco mais sobre ela e suas
propriedades. O experimento abaixo diz respeito à capacidade
calorífica da água.
3ª
Atividade
Círculo
de Cultura
Tema
“Conscientizar”
Objetivo: Trabalhar
o conceito de conscientização que os estudantes já haviam
adquirido. A partir deste conceito prévio dos estudantes,
reconstruirmos o conceito de “conscientização”
Estimular os alunos
a refletirem de forma crítica e reflexiva sobre suas atitudes e
sobre os acontecimentos atuais da sociedade de forma efetiva e
eficaz.
Após
realização do círculo de cultura os alunos produziram redações,
desenhos e/ ou músicas sobre o tema.
4ª
Atividade
-
Vídeo: Água Live
-Experiência:
Tensão superficial da água
Objetivo:
Esta
proposta tem como foco discutir a tensão superficial e as forças
intermoleculares em líquidos, ligando os conceitos básicos ao
raciocínio dedutivo dos estudantes por meio de aula demonstrativa
com experimento simples.
5ª
Atividade
Círculo
de Cultura
Tema:
Conscientização e Sustentabilidade
Objetivo:
Compreender o conceito de conscientização e sustentabilidade,
interligando um ao outro e relacionando com questões ambientais,
econômicas e sociais.
6ª
Atividade
Círculo
de Cultura
Tema
: Consumismo e Sustentabilidade
Vídeo:
“Novo jeito de ver e agir – Gestão para a sustentabilidade
Objetivo:
Dialogar sobre o consumismo, procurando entender os impactos
econômicos, ambientais e sociais causados por ele, e discutir a
sustentabilidade como alternativa para uma melhor qualidade de vida.
*O
projeto encontra – se em construção.
Referências:
-Pcns
-
Freire,Paulo. Pedagogia do oprimido. Paz e Terra,2014
-Fazenda,
Ivani. Práticas Interdisciplinares na Escola. Cortez
-Lück,
Heloisa. Pedagogia
interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos.
Vozes, 2003.
-Freire,
Paulo. A
importância do ato de ler.
Moderna, 2003.
https://www.youtube.com/watch?v=xBCoc842FV8
Gostaria de parabenizá-los pelo projeto. Pensar em atitudes de sustentabilidade e diálogos acerca do consumismo, em um mundo globalizado em que a tecnologia nos é imposta o tempo todo, é um ganho muito grande para a construção de um futuro mais consciente.
ResponderExcluirJosilene Carvalho Pereira
Graduanda em Letras Português/Inglês e suas literatura - UFLA
Bolsista Pibid Inglês