Projeto que está sendo desenvolvido no Paulo Menicucci (2015/1)

PROJETO PIBID INTERDISCIPLINAR UFLA
ESCOLA MUNICIPAL “PAULO MENICUCCI”
TEMA: Água , Energia e Tecnologia

SÉRIE: : 8º Anos do Ensino Fundamental II

TURMAS: Adélia Prado
Fernando Pessoa
Mário Quintana
Rubem Alves
DURAÇÃO : Março à Novembro de 2015
INTRODUÇÃO:
Através da interação, troca de experiências, debates, círculos de cultura, relatos, vídeos e dinâmicas pretendemos desenvolver nos estudantes ações que incentivem a preservação do meio ambiente e amplie seu campo de conhecimento sobre a educação ambiental, conscientização e sustentabilidade. A proposta do projeto também envolve atividades e ações que levam a reflexão sobre o consumo consciente de energia elétrica e água. Durante o desenvolvimento do projeto os licenciandos trabalharam o tema com os alunos de forma prazerosa onde a construção do saber será realizada em parceria entre, licenciandos, alunos, professores e comunidade escolar.






OBJETIVO :
Introduzir na Escola Municipal “Paulo Menicucci” a interdisciplinaridade e os círculos de cultura de Paulo Freire( Freire,2003) através do desenvolvimento do projeto .

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Implantar os círculos de cultura como forma de trazer a discussão dos temas do projeto de forma dialógica, colaborativa e reflexiva;
- Compreender os termos conscientização, sustentabilidade, consumo e consumismo.
- Contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água.
- Conscientizar alunos, professores e comunidade escolar sobre a importância de usar a energia elétrica e a água sem desperdício.
- Refletir sobre a necessidade do racionamento de água e energia em nosso país e no mundo.
-Identificar a importância do uso consciente dos recursos naturais.
- Desenvolver trabalhos que levam a mudanças de atitudes nas pessoas em relação a preservação do meio ambiente.
_ Demonstrar através de experimentos algumas propriedades e funções da água e energia.
- Desenvolver atividades extracurriculares, como visita a Usina Hidrelétrica do Funil e a Copasa.
- Auxiliar os alunos quanto ao uso das tecnologias disponíveis na escola.
- Propiciar o intercâmbio cultural entre docentes, licenciandos e alunos das escolas públicas.
-Oportunizar aos alunos atividades práticas nas quais possam vivenciar os temas trabalhos em sala de aula.
- Desenvolver textos, paródias, músicas, teatros, desenhos e charges.
- Compreender a evolução da tecnologia, seus benefícios e contribuições.


JUSTIFICATIVA:
A Interdisciplinaridade envolve a integração e o engajamento de educadores num trabalho conjunto, promovendo a interação das disciplinas do currículo escolar com a realidade. Segundo Fazenda (1979:108) a interdisciplinaridade exige uma nova pedagogia, a da comunicação, por isso não se ensina, não se aprende, apenas vive-se, exerce-se. Busca-se a formação integral dos alunos, para que possam exercer criticamente a cidadania, mediante a uma visão global de mundo(LUCK, 2003). Nesse sentido o trabalho do PIBID Interdisciplinar – UFLA da Escola Municipal “Paulo Menicucci” consiste na elaboração e execução de propostas fundamentadas na pedagogia de projetos interdisciplinares e nos Círculos de Cultura de Paulo Freire(Freire,2003).Nos Círculos de Cultura todos são integrantes do processo de ensino aprendizagem, sendo o diálogo sua principal característica, onde todos os participantes podem pensar, pesquisar, questionar, refletir, expressar e avaliar .
Refletindo sobre esta proposta de trabalho, analisando os temas sugeridos pelos alunos e a proposta pedagógica da escola, decidimos desenvolver o projeto Água, Energia e Tecnologia.
O desperdício de água e energia elétrica é um problema mundial, e vem preocupando especialistas de todas às áreas, já que isso representa um dos maiores riscos para o meio ambiente e, consequentemente, para a vida na Terra.
A tecnologia está cada vez mais presente no ambiente escolar, através deste projeto, iremos estudar e compreender a evolução da tecnologia, além de auxiliar os alunos no uso de Tecnologias da Informação Conhecimento e Desenvolvimento (TICDs).

RESULTADOS PRETENDIDOS:
  1. Formação continuada dos licenciandos .
  2. Oportunizar o encontro entre a comunidade escolar e a Universidade.
  3. Propiciar o intercâmbio cultural entre docentes, licenciandos e alunos das escolas públicas.
  4. Despertar no aluno o espírito crítico, reflexivo e participativo.






DESENVOLVIMENTO:
*Na primeira etapa do projeto foram realizadas duas dinâmicas com o objetivo de descontrair, divertir e promover a interação entre licenciandos e alunos

1ª Dinâmica:
-
Dinâmica “Imagem e concentração”
Objetivo: Estimular a concentração, a criatividade, a atenção dos alunos e proporcionar um momento de relaxamento e equilíbrio emocional.



2ª Dinâmica:
- Dinâmica do Terremoto 
Objetivo: Trabalhar em equipe, deixar o egoísmo e pensar coletivamente a fim de atingir um objetivo maior. Cooperação, atenção, agilidade e descontração




* Na segunda etapa do projeto os licenciandos realizaram uma roda de conversa com os alunos para levantamento e registro de temas que fossem de interesse dos mesmos.
- Temas sugeridos pelos estudantes: Água; Tecnologia; Educação Sexual; Universo; Gravidade; Energia, Diferença racial e social; Biologia (evolução); Depressão; Química; Identidade; Esporte; Política; Futuro; Amor/Respeito; Globalização.



*Na terceira etapa do projeto iniciou – se os Círculos de Cultura através de palavras geradoras, diálogos, vídeos e algumas experiências sobre o tema.
Os círculos de cultura visam promover o processo de ensino e aprendizagem através do diálogo.
Círculo, porque todos inseridos nesse processo educativo formam a figura geométrica do círculo. Na figura do círculo, todos se olham e se vêem.
  Neste círculo, não há um responsável em coordenar, mas um animador das discussões que, como um companheiro , participa dos diálogos onde todos se ensinam e aprendem em comunhão.
1ª Atividade
- Vídeo: “A história das coisas”
- Círculo de Cultura / Tema: Vídeo: “A história das coisas
Objetivo: Conscientizar os estudantes e levá-los a uma mudança de pensamento e de atitude, perante a situação social, econômica e ambiental do mundo atual.



2ª Atividade
Experiência : Água aquecida no balão
Objetivo: Visualizar como a água absorve calor e aprender um pouco mais sobre ela e suas propriedades. O experimento abaixo diz respeito à capacidade calorífica da água.



3ª Atividade
Círculo de Cultura
Tema “Conscientizar”
Objetivo: Trabalhar o conceito de conscientização que os estudantes já haviam adquirido. A partir deste conceito prévio dos estudantes, reconstruirmos o conceito de “conscientização”
Estimular os alunos a refletirem de forma crítica e reflexiva sobre suas atitudes e sobre os acontecimentos atuais da sociedade de forma efetiva e eficaz.
Após realização do círculo de cultura os alunos produziram redações, desenhos e/ ou músicas sobre o tema.

4ª Atividade
- Vídeo: Água Live
-Experiência: Tensão superficial da água
Objetivo: Esta proposta tem como foco discutir a tensão superficial e as forças intermoleculares em líquidos, ligando os conceitos básicos ao raciocínio dedutivo dos estudantes por meio de aula demonstrativa com experimento simples.





5ª Atividade
Círculo de Cultura
Tema: Conscientização e Sustentabilidade
Objetivo: Compreender o conceito de conscientização e sustentabilidade, interligando um ao outro e relacionando com questões ambientais, econômicas e sociais.


6ª Atividade
Círculo de Cultura
Tema : Consumismo e Sustentabilidade
Vídeo: “Novo jeito de ver e agir – Gestão para a sustentabilidade
Objetivo: Dialogar sobre o consumismo, procurando entender os impactos econômicos, ambientais e sociais causados por ele, e discutir a sustentabilidade como alternativa para uma melhor qualidade de vida.

*O projeto encontra – se em construção.

Referências:
-Pcns
- Freire,Paulo. Pedagogia do oprimido. Paz e Terra,2014

-Fazenda, Ivani. Práticas Interdisciplinares na Escola. Cortez

-Lück, Heloisa. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. Vozes, 2003.

-Freire, Paulo. A importância do ato de ler. Moderna, 2003.

https://www.youtube.com/watch?v=xBCoc842FV8






Um comentário:

  1. Gostaria de parabenizá-los pelo projeto. Pensar em atitudes de sustentabilidade e diálogos acerca do consumismo, em um mundo globalizado em que a tecnologia nos é imposta o tempo todo, é um ganho muito grande para a construção de um futuro mais consciente.

    Josilene Carvalho Pereira
    Graduanda em Letras Português/Inglês e suas literatura - UFLA
    Bolsista Pibid Inglês

    ResponderExcluir