Novos integrantes e novas escolas.

O Pibid Interdisciplinar tem orgulho em informar que novas professoras supervisoras foram escolhidas para integrarem o projeto.

A primeira é Valeria Soteiro. Professora de Matemática, Valéria é licenciada pela Unilavras e pós Graduada pela UFLA. Ela já ministrou aulas em outras escolas da cidade, tais como Escola Municipal  Itália Cautiero Franco - CAIC, Escola Municipal Umbelina Azevedo Avelar e Gammon. Atualmente Valeria ministra aulas na Escola Municipal Paulo Menicucci e, ao ingressar no projeto, possibilita que o Pibid Interdisciplinar continue a contemplar aquela escola. A professora possui experiência com mídias sociais, como um blog que mantem ativo para auxilio no ensino de matemática. Além disso, no período de 2012 a 2015 integrou, a convite, a Coordenadoria de Tecnologia Aplicada a Educação, que teve como objetivo atuar na informatização das escolas municipais no projeto Educação Conectada. Neste projeto, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s) foram utilizadas para realização de oficinas de informática voltadas aos profissionais e alunos da rede publica de ensino.  A equipe do Pibid Inter irá atuar até dezembro de 2016 com as turmas dos nonos anos e já iniciou os trabalhos através dos Círculos de Cultura.

A segunda professora é Katiane Ribeiro. Ela é professora de Espanhol na escola Estadual Cinira de Carvalho e  ministra aulas para estudantes no ensino médio. Katiane é formada em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Paulista (UNIP), pós - graduada em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação pela Universidade Federal de Juíz de Fora, pós - Graduada em Gestão e Manejo Ambiental em Sistemas Florestais pela Universidade Federal de Lavras e atualmente mestranda em educação na área de linguística aplicada nesta mesma instituição.   A professora também é formada em Turismo,  pela Faculdade Presbiteriana Gammon, o que, segundo ela, auxilia muito no trabalho com a língua estrangeira dentro de sala de aula. Atualmente Katiane desenvolve projetos na escola Cinira de Carvalho buscando apresentar aspectos culturais dos países que possuem o espanhol como língua materna. Assim, o Pibid Interdisciplinar já esta atuando junto a escola no desenvolvimento desse projeto, que possui como temática a cultura Espanhola. 

          
Professora Valeria Soteiro da Escola Municipal Paulo
Menicucci 
Professora Katiane da Escola Estadual Cinira de
 Carvalho 

Sejam bem-vinda ao Pibid Interdisciplinar!

Participação do PIBID Inter no ESUD 2016




     O PIBID Interdisciplinar garantiu presença no XIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, que aconteceu na cidade de São João Del-Rei. O evento, que nessa edição contou com o apoio da Capes e Fapemig, acontece todo ano em diferentes universidades do país.  Nesse ano, a universidade escolhida para sediar o congresso foi a UFSJ, e teve como tema “Humanismo, Tecnologias e Políticas em EaD”.

     Um relato de experiência do nosso PIBID foi escrito e apresentado para o evento, pelas coordenadoras Elaine Graças Frade (DED) e Sayonara Ribeiro (CEAD) e pelo estudante bolsista Gleison Elias (do curso de Matemática). O relato, com o título “O Uso do AVA no PIBID Interdisciplinas - UFLA” descreve como se deu o uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem no subprojeto interdisciplinar desde 2014. A proposta é mostrar que o AVA não só é útil como ferramenta de ensino mas também na construção de projetos e registro de atividades.

    O PIBID Interdisciplinar avança e têm mostrado seus resultados. Esperamos que haja a devida valorização do programa para que nossas atividades continuem.

Em breve será divulgado os artigos e relatos apresentados no congresso, nos anais do site da UniRede: aunirede.org.br






PIBID Interdisciplinar em Ação! A importância dos estudos na construção do conhecimento

   O Pibid Interdisciplinar acredita que a construção de uma sociedade mais justa e democrática acontece através da realização de ações conscientes para com as demandas da comunidade. Assim, esse grupo, formado por futuros licenciados e professores atuantes, crê que uma das maiores ferramentas de transformação do mundo é através da oferta de educação pública de qualidade em todos os níveis de ensino.
   Como proposta, o Pibid Interdisciplinar não somente elabora e desenvolve projetos nas escolas. Ele também é um espaço destinado a despertar a postura docente, promover momentos de reflexão sobre os objetos de estudo, e incentivar a pesquisa científica dentro da sua área de atuação. O grupo compreende que toda ação deve ser antecedida pela reflexão, bem como toda ação já realizada deve passar pelo crivo da reflexão. Essas metodologias de trabalho aborda a educação por uma perspectiva crítica e dialógica e provem dos métodos de ensino de Paulo Freire, celebrado educador brasileiro e um dos autores referência do Pibid Interdisciplinar.
   Dessa forma, buscando abarcar ensino, pesquisa e prática, o grupo realizou nos meses de maio e Junho de 2016 um estudo sobre Tecnologias da Informação e Comunicação. Seu objetivo foi identificar práticas de ensino e aprendizagem de sucesso com o uso tecnologias, uma vez que Pibid Interdisciplinar sempre buscou inserir ferramentas e dispositivos tecnológicos junto a praticas pedagógicas emancipadoras e interdisciplinares. Assim, trabalhos científicos de diferentes teóricos e pesquisadores da área foram propostos pelos orientadores do Pibid para serem estudados. Através do espaço destinado ao Pibid no ambiente virtual de aprendizagem (AVA – Ufla), o grupo realizou atividades, colaborou com o debate através de fóruns, partilhou e discutiu ideias. Além disso, algumas oficinas tecnológicas, realizadas pelo Pibid Interdisciplinar foram desenvolvidas ao longo do estudo e atuaram como consolidadoras dos conceitos teóricos vistos.
   Os principais assuntos abordados foram relacionados ao Contexto Histórico da Informática na Educação; Integração de Tecnologias da Informação e Comunicação nos Currículos e as Novas Metodologias de Aprendizagem: Interdisciplinaridade como Mediadora do Uso de Tecnologias no Ensino: Círculos de Cultura e a Abordagem Interdisciplinar; e o Uso de Tecnologias Digitais nas Escolas Públicas, Pesquisa vs. Realidade.
   Após do término das atividades virtuais, o Pibid Interdisciplinar realizou encontros presenciais para a realização de Círculos de Cultura. Dessa vez, os licenciandos foram protagonistas, pesquisando e apresentando a temática para as atividades. Desta forma, três grupos foram formados, artigos científicos foram escolhidos para leitura prévia e as discussões ocorreram nos moldes de um Círculo de Cultura.
   A escolha por terminar esse ciclo de pesquisa investigativa com Círculos de Cultura vem reforçar a responsabilidade com a educação e com sua prática pelo PIBID Interdisciplinar. Ao realizar Círculos de Cultura o Inter aplica a mesma metodologia que utiliza nas escolas nos estudos internos no grupo.
   Assim, o Pibid Interdisciplinar, ao realizar estudos e rever suas metodologias, reforça seu compromisso com a qualidade da educação brasileira nos diferentes espaços de atuação. 

Participe do Encontro Geral do PIBID - Inscrições abertas até próxima sexta


Refletindo sobre questões levantadas no ultimo evento institucional, realizado em Junho de 2015, a coordenação geral do PIBID formou uma comissão de bolsistas para a construção coletiva e de repasses entre os subprojetos participantes. Cada subprojeto escolheu um participante que se comprometeu em manter a comunicação entre a comissão e o grupo de trabalho, articulando as demandas do grupo com as demandas do evento.

Seguindo o Manual de Orientações para Execução de Despesas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência que a CAPES disponibiliza, encontramos propostas de etapas de atividades a serem realizadas durante a execução do projeto. Destacando a etapa "Socialização dos Resultados"- que tem como proposta tornar público as ações do projeto e manter um diálogo permanente entre nós bolsistas e a comunidade acadêmica e escolar - podemos encontrar algumas necessidades de realizar encontros institucionais para apresentar nossos resultados, assim como nossas necessidades e dificuldades.

Na mesma etapa, encontramos também algumas sugestões que podem nortear novas ações e novos rumos. Desenvolver paginas da internet para socializar nossos trabalhos, apresentações em eventos, produção de material impresso e digital e entre outros. Aqui, convergimos para outras tantas etapas do projeto em que se sugere atividades de integração entre nós, PIBID como um todo, e a nossa comunidade. Sejam elas em suas diversas formas: Oficinas, cursos, minicursos, visitas a espaços e eventos culturais, construção desses espaços e eventos culturais, organização de momentos filosóficos e sociológicos, organização de acervos, participação nas atividades de coordenação, gestão e planejamento escolar, e entre tantas outras movimentações que não cabem apenas aqui no nosso projeto. Movimentações que precisam ser refletidas com maior intensidade.

Pincelando informações que muitas vezes não alcançamos por diferentes motivos, encontramos horizontes diferentes daqueles em que estamos acostumados a enxergar no nosso cotidiano, causando assim a vontade de parar, respirar e pensar: "Bacana, mas e agora? Como podemos enxergar nossas novas necessidades atuais de transformação?"

O cenário atual das licenciaturas tem se mostrado carente daquilo em que mais estamos dispostos a fazer: formação docente.

Reflexões são abertas a todo momento, e como a oportunidade faz o momento, o evento geral a ser realizado nos dias 29 e 30 de Janeiro e contará com as seguintes salas temáticas:


  • Sexualidade (e gênero);
  • Questões étnicas-raciais;
  • Violência e juventude;
  • Tecnologias;
  • Interdisciplinaridade;
  • Transversalidade;
  • Ética na educação;
  • Identidade docente e discente;
  • Indisciplina;
  • Inclusão.


O evento tem por finalidade a avaliação geral do projeto durante os anos 2014 a 2016 (períodos de 2014/1 a 2015/2), além de discussões sobre diversos temas de interesse dos bolsistas.

No dia 29 (sexta) haverá uma mesa redonda discutindo sobre a contribuição do projeto na formação de professores;
No dia 30 (sábado) de manhã haverá diversas discussões (temas listados acima), separadas por salas, uma breve exposição dos subprojetos e por fim um debate entre grupos (estudantes / supervisores de área / coordenadores e supervisores das escolas) e plenária final.

Você tem até o dia 29 para se inscrever no evento!
Apenas os inscritos receberão certificados.
Confira no SIG-UFLA no menu "Eventos", procure por Encontro Geral PIBID e se inscreva.