Luz, Câmera...!

Luz, Câmera...! – 14/07/2014

Ementa: A oficina trabalhará com técnicas de ocupação do espaço e continuidade, noção de ritmo e técnica musical, técnicas de interpretação, cenografia, maquiagem e figurino e técnicas de iluminação e tratamento de fotografias.
Objetivo: Trazer aos alunos algumas técnicas e práticas do teatro e da fotografia, importantes para se desinibir e abrir a mente para o processo criativo e entendê-lo como um importante método de conscientização e humanização.
                Esta oficina tem continuidade com outra oficina, ministrada em seguida, por alunos do PIBID –Interdisciplinar, sobre edição de vídeos.


Materiais:
-
Câmera fotográfica
- Telefone celular
- Barbante
- Fita crepe pequena/larga
- Tesoura
- Palets de madeira
- Caixas de papelão
- Objetos diversos
- Jornal
- Papel crepom
- Papel Celofane
- Papel Lâminado
- Papel de seda
- Lápis Aquarelável
- Copinhos com água
- Tiras de tecidos diversos (6 tipos de tecido, 4 tiras de cada tipo)
Roteiro: A atividade terá duração de 2 horas, com início as 07:00 e término as 09:00 e será realizada com 24 alunos dos dois oitavos anos do Ensino Fundamental, sendo 12 de cada turma. Os alunos serão escolhidos por sorteio de acordo com o número da chamada no diário de classe. Os alunos selecionados receberão uma ficha com uma cor que indica a qual grupo irão pertencer. Serão formados 6 grupos com 4 alunos cada.
                No primeiro momento todos os alunos participarão de uma atividade que trabalha a técnica de estátua, ocupação do espaço e continuidade.
                No segundo momento todos os alunos, trabalharão a noção de ritmo e técnica musical.
                No terceiro momento os 6 grupos de alunos trabalharão técnicas de interpretação, cenografia, maquiagem e figurino.  Cada grupo irá retirar um papel que contém o nome de um personagem. Cada grupo deverá recriar o ambiente em que este personagem vive e sua caracterização, levando em conta a época, costumes e contexto em que o personagem está inserido. 
               
                No quarto momento os alunos irão fazer uma série de fotos, com intuito de criar uma fotonovela que conte uma pequena história deste personagem. Neste processo aprenderão técnicas de iluminação e tratamento de fotografias.
                 Todos os momentos da oficina serão registrados por fotografias tiradas pelos alunos do PIBID - Interdisciplinar.
                Em caso de mau comportamento  de algum dos alunos, este será retirado da oficina e um novo aluno entrará sem eu lugar.
O que precisa ser preparado: Para que a oficina ocorra corretamente, é necessário um espaço amplo e livre. Neste caso será utilisado o Auditório da escola.
                Antes da entrada no auditório cada aluno receberá uma fita de tecido com uma cor, que representa seu grupo de trabalho. Assim a formação dos grupos ocorre aleatoriamente priorizando a diversificação de realidades e opiniões.
                Ao início da oficina os materiais já devem estar organizados para cada grupo, de forma que cada um receba materiais diferentes, para que cada criação seja diversificada.
                Os alunos devem estar dispostos a quebrar alguns conceitos e abertos a novas criações. Para isso serão feitos ao longo de toda oficina, momentos de relaxamento e abstração.
                Cada personagem selecionado terá uma ficha guia com a contextualização de algumas características do personagem.

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