Pesquisa na Internet e Apresentação de Slides [Oficina]

Oficina G2 – Apresentação de slides

Título:
            - Apresentação de slides: Introdução e dicas.

Justificativa:
             - A apresentação de slides é uma versátil ferramenta. Saber planejar, produzir e apresentar trabalhos escolares em forma de apresentação de slides possibilita que os alunos exponham suas ideias de forma mais dinâmica.



Ementa:
            -  Apresentação do grupo;
            -  Explicação de conceitos básicos;
            -  Dicas de postura, vestuário e comportamento durante a apresentação;
            -  Dicas de planejamento da apresentação;
            -  Explicação das ferramentas básicas dos softwares;
-  Prática: Cada aluno ou dupla cria uma apresentação de slides;
-  Feedback do grupo em relação às apresentações;

Objetivo Geral:
            - Orientar os alunos para que sejam capazes de criar e apresentar seus próprios trabalhos escolares utilizando slides.

Objetivos específicos:
            - Demonstrar a importância da apresentação de slides enquanto recurso que enriquece e dinamiza a exposição de trabalhos;
            - Fazer observações sobre postura e planejamento;
            - Explicar ferramentas básicas do software livre “Impress” e citar suas similares no software privado “Powerpoint”;
            - Atividade prática com os alunos para que eles montem suas apresentações utilizando as ferramentas expostas. 
           
Materiais:

            - Os computadores disponíveis na sala de informática da escola, dois projetores multimídia.



Oficina: Pesquisa na Internet

Justificativa: Identificar e selecionar informações disponíveis na Internet é uma das habilidades necessárias para aproveitar o que a rede tem a oferecer. Transformar essas informações em conhecimento faz parte deste processo.

Objetivo Geral: Refletir sobre o uso da Internet na pesquisa de conteúdos;

Objetivos Específicos: Discutir a pesquisa na Internet enquanto uma habilidade (complexa) necessária ao aluno para garantir que ele saiba como conduzí-la; Discutir o “copia e cola” e relacionar suas possíveis causas à complexidade da atividade de pesquisa;

Estratégias: Utilização do formulário de busca, apresentado, para realizar uma “pesquisa orientada” na Internet;

Recursos: Sala de Informática com computadores com acesso à Internet; Formulário de busca; Projetor multimídia 

Atividades iniciais: (30 minutos)

• Apresentar o facilitador e o roteiro da oficina específica de Pesquisa;
• Apresentação breve dos participantes: nome, disciplina que cursa, experiência com o uso dos computadores e da Internet;
• Iniciar a atividade propondo uma breve discussão sobre o que se entende por “pesquisa na Internet”, apontando as dificuldades mais comuns dos alunos e dos professores diante de um universo gigantesco de possibilidades de informações desorganizadas e incertas, destacando a importância de ter:
- Boas referências para pesquisar (sites confiáveis: portais de educação, sites de universidades, bibliotecas on-line, etc.);
- Clareza sobre onde se pretende chegar com a pesquisa: o que pesquisar e para quê?
- Uma boa metodologia de busca de informações;
- Uma boa compreensão dos mecanismos de busca (buscadores, diretórios, buscas intra-sites etc.).indicar bons e discutir sobre alguns que não deveriam ser usados
Enfatizar a importância da autoria no relatório final (saindo da famosa colcha de retalhos )
Apresentar outras formas de apresentação de resultados de pesquisa

Atividade de pesquisa: (30 minutos)

• Distribuir o formulário de busca orientada;
• Definir um tema para a pesquisa.
• O resultado da pesquisa deve ser suficiente para que os alunos possam construir um texto resumido sobre o tema que contenha também figuras ilustrativas”.
Compartilhar e avaliar algumas das pesquisas produzidas
Formulário de busca orientada
Nome:
Tema da busca:
Frase de busca:
Registro de percurso
Site pesquisado (url completa)
Relevância (alta/baixa)
Obs. (descreva como procedeu, o que encontrou e as curiosidades observadas)
1 -
2 -
















Nenhum comentário:

Postar um comentário