Oficina G2 –
Apresentação de slides
Título:
-
Apresentação de slides: Introdução e dicas.
Justificativa:
- A
apresentação de slides é uma versátil ferramenta. Saber planejar, produzir e
apresentar trabalhos escolares em forma de apresentação de slides possibilita
que os alunos exponham suas ideias de forma mais dinâmica.
Ementa:
- Apresentação do grupo;
- Explicação de conceitos básicos;
- Dicas de postura, vestuário e comportamento
durante a apresentação;
- Dicas de planejamento da apresentação;
- Explicação das ferramentas básicas dos
softwares;
- Prática: Cada aluno ou dupla cria uma
apresentação de slides;
- Feedback do grupo em relação às
apresentações;
Objetivo Geral:
- Orientar
os alunos para que sejam capazes de criar e apresentar seus próprios trabalhos
escolares utilizando slides.
Objetivos específicos:
-
Demonstrar a importância da apresentação de slides enquanto recurso que
enriquece e dinamiza a exposição de trabalhos;
- Fazer
observações sobre postura e planejamento;
- Explicar
ferramentas básicas do software livre “Impress” e citar suas similares no
software privado “Powerpoint”;
- Atividade
prática com os alunos para que eles montem suas apresentações utilizando as
ferramentas expostas.
Materiais:
- Os
computadores disponíveis na sala de informática da escola, dois projetores
multimídia.
Oficina: Pesquisa
na Internet
Justificativa: Identificar e selecionar informações
disponíveis na Internet é uma das habilidades necessárias para aproveitar o que
a rede tem a oferecer. Transformar essas informações em conhecimento faz parte
deste processo.
Objetivo Geral: Refletir sobre o uso da Internet na
pesquisa de conteúdos;
Objetivos Específicos: Discutir a pesquisa na Internet
enquanto uma habilidade (complexa) necessária ao aluno para garantir que ele
saiba como conduzí-la; Discutir o “copia e cola” e relacionar suas possíveis
causas à complexidade da atividade de pesquisa;
Estratégias: Utilização do formulário de busca,
apresentado, para realizar uma “pesquisa orientada” na Internet;
Recursos: Sala de Informática com computadores com
acesso à Internet; Formulário de busca; Projetor multimídia
Atividades iniciais: (30 minutos)
• Apresentar o facilitador e o roteiro da oficina específica
de Pesquisa;
• Apresentação breve dos participantes: nome, disciplina que
cursa, experiência com o uso dos computadores e da Internet;
• Iniciar a atividade propondo uma breve discussão sobre o
que se entende por “pesquisa na Internet”, apontando as dificuldades mais
comuns dos alunos e dos professores diante de um universo gigantesco de
possibilidades de informações desorganizadas e incertas, destacando a
importância de ter:
- Boas referências para pesquisar (sites confiáveis: portais
de educação, sites de universidades, bibliotecas on-line, etc.);
- Clareza sobre onde se pretende chegar com a pesquisa: o que
pesquisar e para quê?
- Uma boa metodologia de busca de informações;
- Uma boa compreensão dos mecanismos de busca (buscadores,
diretórios, buscas intra-sites etc.).indicar bons e discutir sobre alguns que
não deveriam ser usados
Enfatizar a importância da autoria no relatório final (saindo
da famosa colcha de retalhos )
Apresentar outras formas de apresentação de resultados de
pesquisa
Atividade de pesquisa: (30 minutos)
• Distribuir o formulário de busca orientada;
• Definir um tema para a pesquisa.
• O resultado da pesquisa deve ser suficiente para que os
alunos possam construir um texto resumido sobre o tema que contenha também
figuras ilustrativas”.
Compartilhar e avaliar algumas das pesquisas produzidas
Formulário de busca orientada
Nome:
Tema da busca:
Frase de busca:
Registro de percurso
Site pesquisado (url completa)
Relevância (alta/baixa)
Obs. (descreva como procedeu, o que encontrou e as
curiosidades observadas)
1 -
2 -
Nenhum comentário:
Postar um comentário